Sex, 24/Nov/2017 | Faça o Login
Foco na Educação com Clóvis Roberto
Postado em: 25/07/2014 às 08h46
Selecionar Colunista:
Buscar
ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS E PLANEJAMENTO DE AVALIAÇÃO

 

A  ‘avaliação tem  sido ao longo dos tempos  um  processo  angustiante  para  muitos professores que utilizam esse instrumento como recurso de  repressão  e  alunos que identificam  a  avaliação como o momento de acertos de contas”, “ a hora da verdade”, “a hora da tortura.”

O que  avaliar no educador,  é  um aspecto, em geral, bastante controvertido  entre  professores.  Dizem: Eu avalio a totalidade do aluno. Avalio tudo: conhecimento, participação,  esforço, comportamento,  capacidade  de relação,  e  o crescimento  do aluno.   O   mais correto  seria  avaliar  o processo de construção do conhecimento do aluno.     A  política  educacional de avaliação da escola deve ter  como meta socializar  o  saber-produzido do aluno, a cultura existente, criar condições para que se produza um novo saber,  uma nova cultura e  formar,  um novo cidadão  , ativo,  critico, participante, criador de uma nova sociedade.

Estratégias de  avaliação:    O que  farei para avaliar?   Qual   o  instrumento que  será utilizado para avaliar o meu aluno e o meu trabalho,  o  processo de ensinar e  aprender?

Quais os critérios de avaliação:   O que considerarei  n a avaliação?   Flexibilidade   / transparência / cooperação / e positividade,  é observado o desempenho, considerando critérios flexíveis ,  transparentes,  positivos  e previamente estabelecidos  no  currículo escolar.   Deve ser sistematicamente  avaliados e revisto  até  a  sua aplicação.

Planejamento e avaliação:  É importante dominar as competências para ensinar como: * Dominar a  metodologia do projeto, conhecendo e  analisando o material didático e o perfil  dos  alunos, participando,  também, efetivamente da  capacitação.

*Definir metas e ações que viabilizem o desenvolvimento das atividades previstas no projeto, de maneira que o uso do tempo seja organizado favorecendo o lançamento de novas questões, a fixação de conhecimentos e a revisão de assuntos que apresentem maior dificuldade para os alunos.

* Criar situações de aprendizagem que não se distancie do contexto cultural dos alunos, permitindo-lhes ascender, gradativamente, a novos patamares do conhecimento.

* Incentivar o trabalho e grupo  propondo ou aceitando propostas  de atividades feitas pelos alunos, além de incentivar as pesquisas e debates onde os alunos defendam seus argumentos e busquem validar suas conclusões e apresentem suas hipóteses.

* Promover o enriquecimento das aulas com material trazido pelos alunos, debatendo assuntos da atualidade e do contexto, utilizando técnicas que dinamizem o trabalho na sala de aula facilitando assim a aprendizagem dos alunos.

* Analisar os recursos das avaliações com os alunos para que estes aprendam a lidar com seus próprios erros, se  refletindo e auto avaliando seus trabalhos.

* Levar os  alunos a se engajarem no processo de avaliação nos diversos momentos do trabalho em sala de aula, de tal modo que a avaliação participativa desmistifique a avaliação final como modelo único.

* Observar o processo de construção de conhecimento pelos alunos, dia a dia, sem se ater apenas ao produto final desta construção, utilizando diversas praticas avaliativas dentre elas, o dialogo.

* Realizar avaliação diagnostica antes do inicio das atividades, utilizando diferentes instrumentos tais como testes, exercícios orais, produção de textos, resolução de situações de problema. Entre outros mecanismo que são utilizados pelos professores em seus planejamentos de avaliações para atingir seus objetivos.

 

 

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.        (Paulo Freire)

 

Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário
Mais Postagens de Clóvis Roberto
Postado em 18 de julho de 2015
UM DESAFIO PELA CONQUISTA DA CIDADANIA
Postado em 04 de julho de 2015
PARTIDO VERDE JABOATÃO PROTAGONIZA NO DIÁLOGO BRASIL REFLEXÕES SOBRE A CRISE E OS CAMINHOS DEMOCRATICOS
Postado em 26 de junho de 2015
É HORA DA VALORIZAÇÃO, VAMOS COM A FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Postado em 26 de junho de 2015
FBC APRESENTA PEC 80 QUE CRIA CARREIRA NACIONAL DO MAGISTÉRIO PÚBLICO
Postado em 28 de maio de 2015
PV JABOATÃO SUPERA EXPECTATIVAS E REÚNE MAIS DE 400 PESSOAS NO SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO POLÍTICA
Postado em 22 de maio de 2015
UMA PROPOSTA DIFERENTE PARA JABOATÃO
Postado em 17 de maio de 2015
DIREITOS E DEVERES DOS PROFESSORES QUESTÃO DE EXERCICIO DA CIDADANIA
Postado em 10 de maio de 2015
IFPE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE POLO JABOATÃO
Postado em 09 de maio de 2015
Professor Cloves
Postado em 09 de agosto de 2014
AS MELHORES PRÁTICAS E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INOVADORA
Postado em 08 de agosto de 2014
DIREITOS E DEVERES DOS PROFESSORES
Postado em 28 de julho de 2014
PERFIL DO EDUCADOR ATUAL
Postado em 25 de julho de 2014
ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS E PLANEJAMENTO DE AVALIAÇÃO
Postado em 20 de junho de 2014
PDT FICA COM ARMANDO
Postado em 08 de junho de 2014
POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES
Postado em 01 de junho de 2014
DEZ NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Postado em 26 de maio de 2014
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM X VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM AVALIAR O CONHECIMENTO É PRECISO
Postado em 24 de maio de 2014
PARALELO ENTRE FUNÇÕES DO PROFESSOR E DO TUTOR PROFº CLÓVIS ROBERTO / EAD - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Postado em 21 de maio de 2014
O ENSINO SUPERIOR E O MERCADO DE TRABALHO Estudar ainda é a melhor opção
Postado em 18 de maio de 2014
OS DEZ MANDAMENTOS E HORÁRIOS DE ESTUDOS
Postado em 14 de maio de 2014
FALAR EM PÚBLICO NÃO É TÃO DIFICIL ASSIM LIDERANÇA NÃO SE IMPÕE, SE CONQUISTA ATRAVÉS DA COMINICAÇÃO
Postado em 10 de maio de 2014
A REAIDADE VIRTUAL NO DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS
Postado em 03 de maio de 2014
PROPOSTA DE FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ' AVANÇOS E CONQUISTAS '
Postado em 03 de maio de 2014
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA
Postado em 26 de abril de 2014
O CAOS NA EDUCAÇÃO, COMO ENSINAR E APRENDER?
Postado em 21 de abril de 2014
Ensinar: Com as conquistas e avanços tecnológicos O quê? Como?

Os Colunistas do Jaboatão em Foco, são formados por autores convidados das mais diversas áreas de conhecimento.
Todas as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores.

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Sesc Pernambuco abre processo de seleção simplific
Estão abertas, até o dia 19 de setembro, as inscri
No Recife, C.E.S.A.R. abre inscrições para program
O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2017 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar