
A ‘avaliação tem sido ao longo dos tempos um processo angustiante para muitos professores que utilizam esse instrumento como recurso de repressão e alunos que identificam a avaliação como o momento de acertos de contas”, “ a hora da verdade”, “a hora da tortura.”
O que avaliar no educador, é um aspecto, em geral, bastante controvertido entre professores. Dizem: Eu avalio a totalidade do aluno. Avalio tudo: conhecimento, participação, esforço, comportamento, capacidade de relação, e o crescimento do aluno. O mais correto seria avaliar o processo de construção do conhecimento do aluno. A política educacional de avaliação da escola deve ter como meta socializar o saber-produzido do aluno, a cultura existente, criar condições para que se produza um novo saber, uma nova cultura e formar, um novo cidadão , ativo, critico, participante, criador de uma nova sociedade.
Estratégias de avaliação: O que farei para avaliar? Qual o instrumento que será utilizado para avaliar o meu aluno e o meu trabalho, o processo de ensinar e aprender?
Quais os critérios de avaliação: O que considerarei n a avaliação? Flexibilidade / transparência / cooperação / e positividade, é observado o desempenho, considerando critérios flexíveis , transparentes, positivos e previamente estabelecidos no currículo escolar. Deve ser sistematicamente avaliados e revisto até a sua aplicação.
Planejamento e avaliação: É importante dominar as competências para ensinar como: * Dominar a metodologia do projeto, conhecendo e analisando o material didático e o perfil dos alunos, participando, também, efetivamente da capacitação.
*Definir metas e ações que viabilizem o desenvolvimento das atividades previstas no projeto, de maneira que o uso do tempo seja organizado favorecendo o lançamento de novas questões, a fixação de conhecimentos e a revisão de assuntos que apresentem maior dificuldade para os alunos.
* Criar situações de aprendizagem que não se distancie do contexto cultural dos alunos, permitindo-lhes ascender, gradativamente, a novos patamares do conhecimento.
* Incentivar o trabalho e grupo propondo ou aceitando propostas de atividades feitas pelos alunos, além de incentivar as pesquisas e debates onde os alunos defendam seus argumentos e busquem validar suas conclusões e apresentem suas hipóteses.
* Promover o enriquecimento das aulas com material trazido pelos alunos, debatendo assuntos da atualidade e do contexto, utilizando técnicas que dinamizem o trabalho na sala de aula facilitando assim a aprendizagem dos alunos.
* Analisar os recursos das avaliações com os alunos para que estes aprendam a lidar com seus próprios erros, se refletindo e auto avaliando seus trabalhos.
* Levar os alunos a se engajarem no processo de avaliação nos diversos momentos do trabalho em sala de aula, de tal modo que a avaliação participativa desmistifique a avaliação final como modelo único.
* Observar o processo de construção de conhecimento pelos alunos, dia a dia, sem se ater apenas ao produto final desta construção, utilizando diversas praticas avaliativas dentre elas, o dialogo.
* Realizar avaliação diagnostica antes do inicio das atividades, utilizando diferentes instrumentos tais como testes, exercícios orais, produção de textos, resolução de situações de problema. Entre outros mecanismo que são utilizados pelos professores em seus planejamentos de avaliações para atingir seus objetivos.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção. (Paulo Freire)