
Oi gente estamos iniciando hoje neste site como colunista, onde vamos falar sobre as conquistas e avanços tecnológicos, as chamadas TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação, onde toda semana temos um tema diferente para falar, conto com sua participação no sentido de fazer sua leitura e comentários, iniciando vamos falar sobre; Ensinar: O quê? Como?
A sociedade contemporânea vive a era da informação. Jornais, revistas, televisão, rádio, email, blog, comunidade virtual, Orkut possibilitam que a informação circule em quantidade, velocidade e transitoriedade impressionantes. Diante desse cenário, surge um grande desafio para a escola: definir quais conhecimentos acumulados no curso da história devem ser ensinados e de que forma. Pensar o ensino de língua portuguesa, Por exemplo, exige do educador o domínio do idioma, de seus princípios de aprendizagem e uma reflexão minuciosa da realidade, para então organizar e articular a seleção de temas e conteúdos que devem ser ensinados sistematicamente. Para trabalhar com gênero textuais, é fundamental elaborar uma seguência didática, um roteiro de ações. Esse procedimento permite integrar as práticas sócias de linguagem – escrita, leitura e oralidade – guiando as intervenções do professor. Agora vamos refletir sobre as orientações metodológicas da seguência didática. Seguencia didática é o conjunto sistematizado de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa. Esse conjunto de atividades permite que os alunos dominem as característica próprias do gênero em estudo e tenham condições de escrever cada vez melhor. Essa proposta envolve atividades de aprendizagem e avaliação, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar e tem como finalidade abordar aspectos envolvidos na produção de textos em um determinado gênero. Ao organizar uma seguência didática, é preciso preparar detalhadamente cada uma das etapas do trabalho. 1º Compartilhar a proposta de trabalho com os alunos. 2º Mapear o conhecimento prévio dos alunos. 3º Ampliar a repertório dos alunos. 4º Analizar as marcas do gênero. 5º Buscar informações sobre o tema. 6º Produzir um texto coletivo, 7º Escrever um texto individual. 8º Fazer a revisão e o aprimoramento do texto. E 9º Publicar os textos produzidos pelos alunos. Cumprindo estas etapas que acontecem a aprendizagem do aluno, até a próxima com novo tema, espero que gostem e façam seus comentários, um forte abraço