Ter, 21/Nov/2017 | Faça o Login
Cultura
Postado em: 09/07/2015 às 11h40 Fonte: Folha PE
Exposição de Portinari na Caixa Cultural pode ser vista a partir desta quinta-feira

 O processo construtivo e criativo das obras do artista plástico paulista Cândido Portinari (1903-1962), exposto através de esboços de obras inéditas do pintor, poderá ser visitado a partir desta quinta-feira (9), na Caixa Cultural, no Bairro do Recife. A mostra “Portinari - a construção de uma obra”, apresentada pela primeira vez no Recife, reúne cerca de 60 estudos, que estão distribuídos num espaço cenográfico especial, e contará também com 11 esculturas - produzidas pelo artista plástico Sérgio Campos e inspiradas em personagens portinarianos. 

Curador da exposição e fundador da galeria Dom Quixote de arte, no Rio de Janeiro - de onde também vêm as peças da mostra -, o empresário Luiz Fernando Donnemann afirma que os esboços têm uma importância crucial. “Quando você monta uma exposição de Portinari, a tendência são obras de arte acabadas. Esta é sobre a construção da obra. É uma exposição temática que mostra o que há por trás, os bastidores”, explica Donnemann, que também é um dos principais patrocinadores da Fundação Portinari. O curador ainda ressalta que um diferencial do artista era seus estudos aprofundados sobre os personagens que pintava, o que também está em evidência na exposição.

“Quando Portinari fazia um retrato, ele fazia questão de buscar o que estivesse por trás daquele retrato e colocar isso na tela”, diz.

Além dos estudos do pintor, desenhista e muralista, a exposição traz esculturas do mineiro Sérgio Campos, formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e conhecido por esculpir em aço e cobre personagens conectados ao discurso social e cheio de força dos cafezais, numa releitura que dialoga diretamente com as obras de Portinari.

Vida e Obra

A exibição de um vídeo também compõe a mostra e traz informações sobre a vida e a obra do autor, nascido numa fazenda de café nas proximidades de Brodowski, no interior de São Paulo, e descendente de italianos, cujas obras se aproximam do cubismo e do surrealismo e são famosas pelas temáticas fortemente voltadas para as questões sociais e as dinâmicas de trabalho da época. Portinari também é considerado o pintor brasileiro a alcançar maior reconhecimento internacional, com obras expostas em diversos países, como o painel Guerra e Paz, percebido como um de seus trabalhos mais importantes, presenteado à sede da ONU, em Nova Iorque, em 1956.

Além da exposição, o evento apresenta o livro produzido pelo curador Luiz Fernando Donnemann, "Portinari, a construção de uma obra", e lançado pela editora Dom Quixote. A obra traz uma memorabilia da exposição com informações sobre o artista, imagens e detalhes sobre suas obras.

Serviço

Portinari - a construção de uma obra
Onde: Caixa Cultural Recife - Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Quando: amanhã, às 19h30
Visitação: de sexta-feira até 16 de agosto, de terça a sábado das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 17h.
Entrada Gratuita


Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Sesc Pernambuco abre processo de seleção simplific
Estão abertas, até o dia 19 de setembro, as inscri
Senac e Diageo inscrevem para cursos gratuitos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sena
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2017 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar