Qua, 20/Set/2017 | Faça o Login
Receitas e Dietas
Postado em: 05/06/2015 às 15h58 Fonte: Folha PE
Qual o segredo para uma atividade intestinal saudável?

Fazer o “número dois” deveria ser algo natural para todos nós, sem complicações. Ir o banheiro, no entanto, para muitas pessoas - especialmente mulheres, que mais sofrem com o problema de intestino preguiçoso -, pode ser um tormento. Barriga estufada, inchaço, mau humor e até náuseas são algumas das reações no organismo de quem sofre com prisão de ventre. Questões genéticas, instabilidade emocional e dieta desregulada contribuem para que desconforto se prolongue. em relação ao último fator, a nutricionista Alessandra Lulio pode ajudar, por isso ensina três caminhos para que o intestino volte a trabalhar na velocidade correta.

A primeira é manter a alimentação natural, abastecida com vegetais, leguminosas, frutas e cereais integrais. Esses itens são ricos na já conhecida fibra, componente que não é ingerido e absorvido pelo organismo, por isso chega ao intestino sem alterações e ajuda a composição e eliminação as fezes. Comer com intervalos fixos, de três em três horas, é a segunda dica da profissional. “É preciso manter o processo digestivo, que começa com a mastigação, em funcionamento. Se esse sistema não é estimulado, vai ficando inativo ao longo do dia e não empurra o bolo fecal”, esclarece.

Por último, beber água é fundamental para manter o bom ritmo do intestino. As fibras precisam estar hidratadas para atingir o efeito benéfico. Como absorvem água, aumentam o volume da massa fecal, auxiliando, com mais fluidez, a sua eliminação. Manter atividades físicas regulares também ajuda o corpo a se manter saudável nesse quesito. Iogurtes industrializados munidos de probióticos (micro-organismos que regulamo trânsito instestinal) colaboram, mas “dentro de ajuste de hábitos”, como frisa Alessandra. Não dá para depender apenas deles.

Alimentos refinados, como biscoitos e pães, são pobres em fibras e contribuem para a prisão de ventre. Gorduras saudáveis, a exemplo do azeite, ajudam a soltar o intestino. A nutricionista lembra que não existem regras para o corpo humano e que cada um trabalha de forma individual. Por essa razão, não tem como estabelecer o número ideal que um indivíduo deve ir ao banheiro por dia. “Alguns vão dia sim, dia não. Outros, duas vezes ao dia. O importante é que haja regularidade e que você se sinta bem”.

>>> Saiba mais

Esses ingredientes também contêm fibras nas suas composições:
- Feijão
- Grão-de-bico
- Maracujá
- Uvas
- Pêssegos
- Brócolis
- Repolho
- Amêndoas
- Cevada
- Batata-doce
- Jerimum
- Aveia


Ainda Não Há comentários, seja o Primeiro

Quem é você?

Seu Nome:
Email: Telefone:
Deixe aqui seu Comentário

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Senac e Diageo inscrevem para cursos gratuitos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sena
Sesc Pernambuco abre processo de seleção simplific
Estão abertas, até o dia 19 de setembro, as inscri
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2017 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar