Qua, 20/Set/2017 | Faça o Login
História

Um breve histórico do município de "Yapoatan"


Para desenvolver a produtividade das terras, os donatários de capitanias concediam, em regime de sesmarias, lotes para o plantio. E foi neste regime que, em 1566, Duarte Coelho concedeu uma légua de terra a Gaspar Alves Purga e Dona Isabel Ferreira, para o cultivo de cana de açúcar e instalação de um engenho, o São João Batista (hoje, Usina Bulhões). Em 1573, as terras foram desmembradas e parte delas vendida a Fernão Soares, que teve como herdeira Maria Feijó, casada com o português Antônio Bulhões.

Jaboatão teve o seu povoado fundado a partir de 4 de Maio de 1593, por Bento Luiz Figueira, terceiro proprietário do Engenho São João Batista. Foi palco de duas grandes batalhas contra os Holandeses em Pernambuco, travadas nos anos de 1648 e 1649. Tem como seus principais vultos o general Francisco Barreto de Menezes, André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Felipe Camarão, Henrique Dias, Antônio Dias e Antônio Silva. Em 1873, o povoado passou à Vila e, em 1884, ao ser desmembrado do território de Olinda, foi elevado à categoria de Cidade.

O primeiro nome da cidade foi Jaboatão, que vem do indígena "Yapoatan", numa lembrança à árvore comum na região, usada para fabricar mastros e embarcações. A partir de 1989, passou a ser chamada de Jaboatão dos Guararapes, em homenagem ao local das batalhas históricas - os Montes Guararapes. É lá que está localizada uma das mais belas igrejas de Pernambuco, a de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1565, e é a única igreja de Pernambuco, cuja fachada é revestida em azulejo - primeira igreja da América a ser dedicada ao culto de Nossa Senhora - onde todos os anos é realizada uma das festas mais famosas, a Festa da Pitomba (fruta regional).

A cidade, localizada a apenas 14 quilômetros do Recife, que se proclama como o "berço da pátria", por ter sediado as principais batalhas contra os invasores holandeses na então Capitania de Pernambuco, oferece atrações de sobra para os seus visitantes. São oito quilômetros de orla, com praias para todos os gostos: desde a urbana Piedade até a quase inexplorada Praia do Paiva; igrejas seculares; e usinas que guardam fragmentos do passado revolucionário do Estado.

Fonte: Site da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes


Hino do município de Jaboatão dos Guararapes


Parte I

Jaboatão
Nos verdes vivos dos teus
altivos Canaviais,
Há sempre rindo uma esperança
até na dança dos matagais.
É uma esperança que nunca finda
e que se alinda de inspiração
Ver-te sem guerra, terra dos altos,
linda terra da promissão

Parte II

Eu amo o teu cruzeiro,
teu sol que é mais brasileiro;
teus altos que a gente vence
até sem ser jaboatonense.
Eu amo teu céu profundo,
maior que já vi no mundo,
e no meu sonho ideal,
quero mais a ti.
Oh! Terra natal.


SÍMBOLOS DA CIDADE


Bandeira de Jaboatão dos Guararapes

A bandeira de Jaboatão dos Guararapes foi criada pela lei municipal n° 87, de 6 de novembro de 1952. Foi elaborada com base nos estudos de Mário Melo, membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

No ângulo superior esquerdo localiza-se o escudo de armas do município. Na parte inferior esquerda uma faixa verde com forma de um triângulo retângulo, cujo ângulo reto é o mesmo da bandeira de hipotenusa ondulada e com o ângulo agudo superior, tendo o vértice truncado, representa os canaviais e a exuberância da natureza. Na parte superior direita uma faixa azul com a forma de triângulo, cujo ângulo reto é o próprio da bandeira, de hipotenusa ondulada e com o ângulo agudo superior tendo o vértice truncado, representa os céus do município. Entre os dois triângulos, em sentido diagonal, uma faixa branca com a legenda "JABOATÃO DOS GUARARAPES", simbolizando a paz da família jaboatonense.

Brasão de Jaboatão dos Guararapes

O escudo do município pernambucano de Jaboatão dos Guararapes foi elaborado por Baltasar da Câmara, da antiga Escola de Belas Artes de Pernambuco. É descrito por um campo de prata com uma árvore verde à margem de um rio. Como timbre tem uma coroa mural, com o suporte de dois leões de ouro que se apóiam na divisa "PELA INTEGRIDADE DA PÁTRIA"

Você é a favor da menoridade penal

Sim (0%)
Não (0%)

Festas e Eventos
Tel: (81) 33619718
Sites e Sistemas On-line
Tel: (81) 8877-5330
Blogs

Maria Elena Santin

2014-10-09 11:34:53

Roberto Souza

2014-06-07 16:07:27

Waldir Benevides

2014-04-22 20:22:47
.: Envie Sua Matéria! :.
Publicidade
Senai oferece 15 oportunidade de empregos
Os interessados podem se inscrever até sexta-feira
No Recife, C.E.S.A.R. abre inscrições para program
O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife
MPB FM

escutar ao vivo
98 FM DE NOVA SERRANA

escutar ao vivo
RADIO GERAIS FM

escutar ao vivo

©2017 - Jaboatão em Foco - todos os direitos reservados!

Pesquisar